OSMOX:

Open Source Modbus OPC XML-DA

[para maiores informações volte para a página principal]


Bem-vindos à página do OSMOX. Este projeto tem o objetivo de publicar uma ferramenta aberta, em português, para aquisição de dados e supervisão de dispositivos industriais no padrão MODBUS. O OSMOX é um servidor OPC XML-DA baseado no projeto OpenDA.



OPC XML-DA?

A OPC Foundation, uma associação internacional composta por mais de 300 membros das Indústrias de software e equipamentos para automação, definiu no final da década de 90 um padrão para interoperabilidade de sistemas informatizados para controle de processos. Este padrão é chamado OPC (OLE for Process Control), e especifica como os softwares de aquisição de dados e supervisão de processos devem ser construídos a fim de operar em um ambiente distribuído e aberto.

Em 2003, visando extender o conceito de interoperabilidade, a OPC Foundation lançou uma nova especificação independente da DCOM, plataforma proprietária até então utilizada pelo OPC. A nova especificação aponta para o SOAP como plataforma de transmissão dos dados. As chamadas de procedimento e os dados de processo são agora encapsuladas em estruturas XML e enviadas pela Web dentro de envelopes SOAP.

Tanto a OPC como a OPC XML utilizam a estrutura cliente/servidor. O OSMOX é uma implementação livre de um servidor de aquisição de dados conforme a OPC XML-DA 1.0. Praticamente todos os mecanismos especificados na OPC XML-DA estão implementados em código aberto no projeto OpenDA.


MODBUS?

MODBUS é um protocolo de comunicação mestre/escravo utilizado por diversos fabricantes de instrumentação digital como controladores de processo, controladores lógicos programáveis (CLP's ou PLC's), transmissores de sinal e registradores. O MODBUS foi escolhido por ser um protocolo bastante popular, e desta forma o OSMOX vai encontrar aplicação imediata nos setores Industrial e Laboratorial. A especificação deste protocolo é aberta e está disponível em www.modbus.org

O OSMOX deverá ser seguido por outros projetos de servidores OPC em código-fonte aberto. Desta forma, abre-se caminho para o desenvolvimento futuro de aplicações de baixo custo para aquisição de dados, supervisão de processos e calibração automática de sistemas digitais de medição.


Desenvolvimento do OSMOX

O modelo escolhido para o OSMOX é o Software Livre. Uma característica marcante do Software Livre é a realimentação positiva conseguida em dois canais: do usuário, que é estimulado a comunicar suas expectativas quanto ao produto, e do desenvolvedor, que pode copiar, testar, estudar e modificar livremente o código fonte do programa. Este tipo de "feedback" que vem da comunidade de desenvolvimento é extremamente valioso, visto que as melhorias no software podem ser incluídas no projeto original.

A licença escolhida é a LGPL, que assegura a liberdade de uso do código-fonte, tanto em aplicativos livres como em aplicativos proprietários. O uso desta licença nos permite o uso integral de projetos como o OpenDA, bem como de bibliotecas de desenvolvimento encontradas na Internet. Ao mesmo tempo, a disponibilização do projeto gratuitamente nos exime da obrigação de fornecer garantias e suporte técnico, permitindo que as equipes focalizem inicialmente apenas no desenvolvimento, podendo posteriormente expandir seus modelos de negócio.

Como plataforma de desenvolvimento, escolhemos adotar o conjunto mono+GTK#. O mono é uma versão open-source da plataforma .NET, criada pela Microsoft e publicada nas normas ECMA-335 e ISO/IEC 23271. O GTK# é uma biblioteca de componentes gráficos adaptada para a linguagem C#, que utilizaremos para escrever o código-fonte do OSMOX.

De maneira geral, o projeto segue as seguintes etapas:

  1. Estudo e Documentação em português do projeto OpenDA
  2. Implementação do protocolo MODBUS em C#, preferencialmente a partir de código C++ obtido da Internet
  3. Desenvolvimento de uma Interface Gráfica do Usuário em GTK#
  4. Publicação de pacotes para Linux e Windows.

Mais Informações

Este projeto é parte de um Projeto Final de Curso em Engenharia de Controle e Automação Industrial, na Universidade Federal de Santa Catarina, e está sendo realizado com o apoio do Centro de Metrologia e Inovação em Processos da Fundação CERTI. Para acompanhar o desenvolvimento do OSMOX, visite a página do projeto no SourceForge. Ou entre em contato por email com o autor.


Equipe

Victor Rocha
Integração de Sistemas

Anderson Nielson
Qualidade de Software



SourceForge.net Logo Copyright 2004. Victor Rocha Pusch.